O vira-lata é um cachorro único, raramente você vai encontrar um SRD que se pareça com algum outro cão que você já viu. Essa mistura de raças traz singularidades nas características físicas que somente eles são capazes de apresentar, podendo ter diferentes colorações e pelagens.
“Acho que além da possibilidade de ter um cão único, tanto de personalidade como de aparência, gosto muito da gratidão que eles têm. Só quem tem vira-lata tem esse privilégio.” Essa é a Cora Zukov, sobre sua cachorra Polenta. Ela nos contou que a Polenta é muito tranquila! Se dá bem com todo mundo e sempre faz de tudo para tentar agradar.
A história de adoção da Polenta é emocionante, assim como a da maioria dos vira-latas. Cora nos confessou que a Polenta e outra cachorra apareceram em uma obra ao lado da casa da mãe dela, já adultas: “Sempre damos comida para os cachorros de rua que aparecem por lá, e dessa vez não foi diferente. Mesmo quando ficávamos fora durante uma semana, quando voltávamos, elas estavam lá esperando. Até que um dia o condomínio queria multar minha mãe por estar alimentando elas. Eu já sentia que a Polenta era minha e tinha me escolhido e a multa se tornou um motivo para eu trazê-la para o apartamento. Minha vó acabou adotando a outra cachorrinha. Foi a melhor escolha que eu fiz.”