Ter plantas em casa é muito benéfico, além de deixar a decoração diferente e mais bonita. Mas muita gente não sabe que algumas espécies podem ser nocivas para seu gato.
Por mais que as plantas não estejam em locais de fácil alcance, é importante lembrar o quanto gatos amam explorar, aumentando as chances de se depararem com as plantas em seu espaço.
É importante lembrar que, se a planta é considerada tóxica, todas as partes dela são! Por isso, a sugestão é retirar do ambiente mesmo.
Alguns exemplos são: Lírios, Palmeira Sagu, Tulipas, Bolbos de Narcisos, Azaléa, Oleandro, Mamona, Ciclame da Pérsia, Folha da Fortuna, Teixo, Amarílio, Açafrão-do-prado, Crisântemo, Hera, Lírio da Paz, entre outras.
Caso seu gato tenha ingerido uma planta venenosa, o ideal é retirar o pedaço da boca dele, caso seja possível, e levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Para ajudar no diagnóstico, é interessante levar um pedaço da planta, para que o médico veterinário consiga identificar o composto.
Se você ficou com vontade de comprar uma planta nova, temos aqui algumas sugestões de plantas pet-friendly: Samambaia, Bromélia, Violeta Africana, Orquídea, Camomila, Lavanda, entre outras.
Gostou de ler essa dica? Deixe nos comentários qual outro tema você gostaria de ver por aqui. 🙂
Por Luiza Leite